Como, Porque e Quando para criar uma startup de sucesso.
Este texto é um resumo de uma palestra , feita em ingles, para um curso da Universidade de Stanford, sobre como criar uma StartUp, resolvi compartilhar por ter ficado bem conciso.
O Como, O Porque e o Quando.
Uma startup de sucesso é derivada de 4 pilares fundamentais : Ideia, Produto, Equipe e Execução, e de um fator sorte.
É possível modelar o sucesso de uma startup ,como uma equação: ideia x produto x equipe x execução x sorte ( que varia de 0 a 10,000). Em uma modelagem mais exata, o PRODUTO é dependente/derivado da IDEIA e a EQUIPE e a EXECUÇÃO são interdependentes, se retroalimentam.
A ideia , ou como gosto de dizer, o problema a ser solucionado, deve te compelir a pronto que acredite que fundar uma empresa é a melhor forma de solucioná-lo, e este é o PORQUÊ de criar uma startup. É possível de se afirmar isso, pois grande parte das empresas que obtiveram sucesso tinham isso em comum. Chamam isso de empresas orientadas à missão.
A orientação a missão significa para a empresa que tanto os fundadores quanto seus funcionários terão incentivo e garra para explorar e resolver o problema , afinal uma missão importante deve ser resolvida. Quando você tem essa ideia que se deve criar.
E claro a ideia vem em primeiro lugar porque uma execução bem feita com ideia ruim não adianta, ideia nada mais é do que uma solução para um problema, ideia ruim então é um problema bosta. A ideia boa traz consigo então um mercado, clientes “Desesperados” por uma solução, um mercado específico, monopólio, sobre o problema.
Depois esse mercado pode evoluir e abranger mais gente futuramente, mas inicialmente você precisa criar um produto superior que atraia consumo orgânico , com um feedback que melhora o produto. Um ciclo vicioso que se retroalimenta criando então uma startup de sucesso , focar então criar um produto que gostam e não bater na competição, isso é consequência. Produto ruim que te tira do mercado e não a competição. E dessa forma você cria uma startup com essa retroalimentação.
Determina-se então se você quer um pequeno número de usuários que gostam muito X grande número que gostam pouco do seu produto.
Determinar métricas de crescimento que vai te indicar se está dando certo a startup e por fim uma boa evaluation , um sucesso.
Principais pontos:
- Comece com uma ideia que os usuários e a equipe se importem.
- Procure feedback de usuarios e estranhso p/ melhoria.
- Determine métricas p/ o sucesso.
Referência
fonte : https://startupclass.samaltman.com/
P.S.: Siga-me no linked-in talvez vou trazer novos resumos das aulas desse curso.
Porque não criei a minha startup ainda ?
Não tive uma ideia que me desse o gás necessário para sair da prostração, por enquanto me contento em ajudar aonde trabalho e fazer trabalhos que me empolgam.
Acredito que nem tudo se resumo a ganhar dinheiro e a atividade empreendedora é mais sobre um desafio, uma vontade, de contribuir ,investir e criar. Necessário ter o gostinho na boca de ter algo seu e que alguem possa querer usufruir também.